19 outubro 2016

Métodos de Cunhagem Ordinária, «Brilliant Uncirculated», e «Proof»

Uma dúvida relativamente comum que tem surgido ultimamente:

Qual a diferença entre a cunhagem Ordinária, Brilliant Uncirculated e Proof?

Veja o vídeo abaixo (em inglês), produzido pela Royal Mint, a Casa da Moeda da Grã-Bretanha, e no qual também é possível visualizar um pouco a fabricação dos cunhos para cada método de cunhagem:



Para ilustrar os três principais métodos de cunhagem utilizados no Brasil, me servirei da emissão «Entrega da Bandeira Olímpica», de 2012. Assim sendo, temos:


CUNHAGEM ORDINÁRIA:
Método pelo qual são cunhadas as moedas para circulação comum, em todo o mundo. O cunho e os discos não são polidos. No caso das atuais moedas do Plano Real, a máquinha de cunhagem produz 700 moedas por minuto. Costumam vir, no Brasil, em sachês com dezenas de unidades. Em outros países, as moedas vem acondicionadas em rolos. Leves arranhões ou pequenas marcas de batidas são admitidos. É possível encontrar moedas com defeitos, ou anômalas.


CUNHAGEM BRILLIANT UNCIRCULATED: O cunho recebe polimento, e as moedas são cunhadas na taxa de 1 moeda por segundo, aproximadamente. Isto as torna mais brilhantes que as de cunhagem ordinária, e com detalhes da gravação mais nítidos que no método de cunhagem ordinária. É utilizado para sets anuais e conjuntos especiais para colecionadores. Um exemplo recente, são as moedas das modalidades olímpicas em blisters ou cartelas.


CUNHAGEM PROOF: O acabamento é da mais alta qualidade. O cunho, totalmente polido até se tornar espelhado, bate até 6 vezes em cada disco, tornando detalhes intrincados do design absolutamente nítidos, e o campo liso das moedas, completamente espelhado. Cada disco é cuidadosamente inserido e recolhido manualmente na máquina de cunhagem, com utilização de luvas e recebe uma limpeza com ar comprimido antes da cunhagem, para eliminar quaisquer vestígios de sujeira ou poeira. A taxa de produção é de aproximadamente 50 moedas por hora. Cada moeda, após a cunhagem, é analisada individualmente e as defeituosas são descartadas. É utilizado para moedas de coleção, geralmente em metal precioso (Ouro ou Prata). Costumam vir em estojos ou caixas de relativo luxo.


Uma observação importante: Moedas com cunhagem Brilliant Uncirculated, e principalmente, Proof, não devem jamais ter as faces tocadas com as mãos nuas, sob pena de marcar a moeda irremediavelmente com impressões digitais. Mesmo o mais macio dos panos, como os de microfibra para limpeza de lentes de óculos, as arranham. Recomenda-se enfaticamente jamais abrir as cápsulas que as protegem. Esta recomendação também é válida para moedas com cunhagem ordinária. O ideal é não tocar em moeda alguma com as mãos nuas, utilize luvas!

Qualquer dúvida não deixe de comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.