11 outubro 2016

A Famigerada Moeda «Globo Triplo»

Síntese: Uma grande bobagem, que demonstra o pouco nível de conhecimento técnico de alguns de nossos “numismatas”, especialmente sobre o processo de fabricação de nossas moedas, aliado a pura especulação financeira.

Tal moeda, para o qual inventaram o ridículo nome de «Globo Triplo» é mencionada na obra «Catálogo das Moedas do Brasil» de Carmelino de Souza Gomes, como sendo uma “variante” na moeda 10 Centavos 2005, e contendo um «traço sob o dez» e uma cotação no mínimo bizarra: R$ 100, e sem informar para qual Estado de Conservação! Não consta em nenhum outro catálogo de moedas brasileiras.



O primeiro erro é identificar tal moeda como sendo uma “Variante”.

Não custa relembrar:

ANOMALIAS, ou MOEDAS ANÔMALAS são moedas resultantes de uma falha no processo de fabricação, ou seja, erros de produção, defeitos de fabricação NÃO INTENCIONAIS. Existem de diversos tipos diferentes, com variadas causas, e em diferentes graus, sendo que as anomalias que não afetam o design da moeda de forma significante, são distribuídas normalmente à população, enquanto que anomalias mais importantes que caracterizem sério defeito de fabricação não costuma sair do ambiente da Casa da Moeda em que são cunhadas, sendo então destruídas. No entanto nem sempre o controle de qualidade é suficientemente eficaz, e algumas acabam inadvertidamente por serem distribuídas à população para circular.

VARIANTES são moedas que, sendo do mesmo tipo, e com a mesma era (data), foram produzidas por um cunho ou par de cunhos, reverso e anverso com pequenas alterações INTENCIONAIS em seu design (pequenas correções ou melhorias no desenho). Por exemplo, 2.000 Réis 1863 que existe com algarismos da data grandes ou pequenos, 200 Réis de 1854 a 1867, que existe com “Coroa de Espinhos” e “Coroa com Pérolas”, 5 Centavos 2007, que existe com 12 e com 13 riscos atrás do busto do mártir, etc.


Portanto, não se trata de uma variante, e sim de uma anomalia – que é comum -  e denominada «Cunho Marcado». Falei sobre a mesma no artigo anterior, mas não custa repetir:


CUNHO MARCADO (Die Clash): Chamado no Brasil, de forma ignorante, por leigos, de “cunho vazado”, “data vazada”, “cunho chupado” (sic!), “cunho umbigado” (sic!), “globo triplo”, dentre outros termos igualmente estranhos e absurdos. Ocorre quando os cunhos de anverso e reverso batem um no outro, sem haver um disco de metal entre os mesmos, e ambos os cunhos ficam danificados e marcados com elementos do design um do outro, em negativo, e em seguida cunham moedas. Como resultado, em alguns casos, parte do design do anverso fica gravado no reverso da moeda, (ou vice-versa), ou então a marca das bordas do cunho.


Uma moeda com cunho marcado é apenas uma mera curiosidade, e sequer deveria estar constando em catálogos. Até porque, se formos catalogar todas as anomalias que aparecerem, não teremos um simples catálogo, e sim um banco de dados em um Data Center, e em nossas coleções, centenas de moedas de um mesmo tipo. Basta conferir o artigo anterior para constatar uma pequena amostra. Eu tenho certeza absoluta que os editores dos demais catálogos publicados no Brasil, principalmente aqueles que estudam seriamente as moedas que catalogam, jamais perderiam tempo com tal coisa. Ninguém, NO MUNDO, perde tempo com isso.

Na moeda «Globo Triplo», ou qualquer outra com anomalia idêntica, é apenas a marca da borda de um dos cunhos, que marcou o outro cunho em negativo, sendo reproduzido em positivo durante a cunhagem. Não há nada de especial nesta moeda!

E se o cunho bater sem disco mais uma vez e ficar marcado, porém deixando uma marca em posição diferente da ''globo triplo''? Vai ser catalogado também? Outro fato: Essa ''variante'' (na verdade, anomalia…) não aparece somente na 10 Centavos 2005, e sim em várias datas e denominações e em diferentes posições. É possível encontrar em diversas denominações do Real.

Seguem imagens:


Mais: O risco é SOBRE (cortando) o 10, como é ilustrado no catálogo, ou é SOB (abaixo) do 10, como descrito no mesmo catálogo?? Qual das duas é a tal «Globo Triplo» segundo o catálogo do Carmelino? A ilustrada, ou a descrita? Abaixo do 10, ou cortando o 10? E adivinha: ambas possibilidades existem! E também acima, de lado…

A marca em algumas imagens que temos não está cortando o ''10'', e sim, acima dele, ou de lado, como no caso da moeda de 50 Centavos acima. Só por causa disso não seria '«globo triplo»'? E porque não seria, se a anomalia é a MESMA, e a causa também é a MESMA (ou seja, cunho marcado)?

Logo, vemos claramente que «Globo Triplo» é uma grande bobagem. Até o nome é esquisito, pois não há três globos nas moedas. Apenas um risco adicional no meio da faixa do globo, uma anomalia que poderá estar em qualquer posição, em qualquer data e em qualquer denominação (valor facial).

O curioso é que, Variantes de verdade, como os cunhos diferentes que ocorrem em todas as moedas do Plano Real, de todas as datas e denominações, poucos se atrevem a estudar e publicar. Temos alguns estudos esparsos feitos pela Sociedade Numismática Paranaense, e pelo numismata Sérgio Mendes em seu blog. Desconheço outros. Ilustro abaixo o estudo feito por ambos para a moeda 5 Centavos 2007:

O Artigo do numismata Sérgio Mendes:https://colecaosfm.wordpress.com/2015/01/02/5-centavos-de-2007-os-dois-anversos/

O Artigo da Sociedade Numismática Paranaense:


Só pra finalizar: O numismata que desejar enviar uma moeda “globo triplo” para ser graduada pela NGC, irá perder seu precioso tempo, gastar inutilmente o seu dinheiro e passar raiva. A NGC não gradua anomalias insignificantes como cunho marcado.

Basta ler aqui: «NGC does not recognize as mint error coins those with minor die chips, breaks and rotations, etc., that fall within our interpretation of mint tolerance. The determination of what constitutes a mint error is at the discretion of NGC.»

https://www.ngccoin.com/news/article/1655/Variety-versus-Mint-Error/

PCGS também não gradua e encapsula cunho marcado e outras anomalias menores.

Podes ler aqui: http://www.pcgs.com/varietyfaq


Deixe o seu comentário abaixo!

9 comentários:

  1. Cunho marcado é uma exceção na qual o erro se repete em milhares de moedas, até desgastar a marcação acidental no cunho. Por isso esse risco é uma anomalia, o cunho não foi desenhado em negativo portando este risco. Se fosse proposital, aí sim, teríamos uma variante (cunhos com desenhos diferentes em moedas de mesma data). Abraços

    ResponderExcluir
  2. "Na moeda «Globo Triplo», ou qualquer outra com anomalia idêntica, é apenas a marca da borda de um dos cunhos, que marcou o outro cunho em negativo, sendo reproduzido em positivo durante a cunhagem." OK, mas como explicar a borda de um cunho marcar o outro cunho distante da borda? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. "Na moeda «Globo Triplo», ou qualquer outra com anomalia idêntica, é apenas a marca da borda de um dos cunhos, que marcou o outro cunho em negativo, sendo reproduzido em positivo durante a cunhagem." OK, mas como explicar a borda de um cunho marcar o outro cunho distante da borda? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma explicação da causa que faz ocorrer os reversos invertido, horizontal e inclinado: Os cunhos vão se desregulando na máquina à medida que batem 700 moedas por minuto. Quando isto ocorreu, um cunho bateu no outro e ficaram desregulados. A produção foi paralisada, os cunhos reposicionados, mas a marca da pancada continuou na face dos cunhos. No caso do cunho marcado, os cunhos batem entre si sem haver um disco liso de moeda entre eles, e o cunho móvel deixa a marca da pancada no cunho fixo em baixo relevo. Na hora da cunhagem, o metal do disco se expande devido à pressão e preenche todos os sulcos do design do cunho, incluindo aí quaisquer imperfeições, e estas vão aparecer na moeda. Não há mistério, basta compreender como funciona o método de cunhagem.

      Excluir
  4. É justamente essa a beleza do globo tripo. Apareceu justamente paralelo aos 2 outros traços. Raro. Parabens para queno tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pra quem tem uma "Globo Triplo"? Eu daria os parabéns a quem tem a Série do IV Centenário do Descobrimento, ou os três cabeções da República de 1891, 1896 e 1897, não a um lixo desses, surgido da ignorância de um comerciante de Curitiba-PR. Não há "beleza" alguma em uma moeda com cunho marcado. Muito menos há alguma "raridade" nessa coisa, não importa o que digam os vendedores. Recomendo enfaticamente que o sr. deixe de proferir bobagens sobre aquilo que desconhece e passe a ESTUDAR a numismática. Se ESTUDAR, descobrirá que moedas com a anomalia de CUNHO MARCADO recebem MENOS pontos na Escala Sheldon, fazendo com que as mesmas valham MENOS do que a moeda-tipo. Mas, existem pessoas nesse mundo que GOSTAM de ser enganadas, por mais que esclareçamos os fatos...

      Excluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.