26 fevereiro 2017

Falsificações Chinesas

Há centenas de milhares de moedas diferentes, desde as primeiras cunhadas na Lídia no século VII a.c. até as atuais, e uma gigantesca parte das mesmas são acessíveis.

Então, porque comprar falsificações?

A pessoa que se dispõe a vender falsificações chinesas (parem de chamar de “réplicas”, pois não o são) além de arriscar a sua reputação, está colaborando com um mercado criminoso. Quanto mais compram essas porcarias, mais os chineses as fabricam, e sempre melhorando os cunhos, até chegar a hora em que teremos sérias dificuldades pra distinguir a falsificação de um original. Isto já ocorre com as moedas «Morgan Dollar» dos Estados Unidos, onde há relatos de moedas perfeitamente cunhadas, feitas em prata maciça, e com slabs igualmente falsos!

Além do mais, qual é a graça de “tapar o buraco” da coleção com uma falsificação barata? Imagine deixar de herança aos filhos a coleção não de moedas boas e até raras, mas de pirataria chinesa sem valor!

Imagina comprar uma peça cara, e de repente descobrir que a mesma é uma falsificação chinesa.

Por diversos motivos, não concordo com a comercialização das mesmas, e nunca vou concordar, e na minha opinião, quem se dispõe a sua comercialização não passa de um vagabundo sem caráter, um mero patife, e merece ser extirpado, tal como um câncer, das sociedades numismáticas. Somente pessoas de reputação duvidosa as vendem, e somente idiotas as compram.

Na imagem: «Morgan Dollar» dos EUA falsificados em uma prensa de cunhagem artesanal, na China. Recomendo ler ESTE ARTIGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.