13 maio 2017

Moeda «10 Cruzeiros 1975 – 10 anos do Banco Central»

 

 

Trata-se de moeda comemorativa em Prata emitida pelo Banco Central do Brasil, em comemoração aos seus 10 anos. No anverso, o busto do fundador do Banco, o mal. Humberto de Alencar Castello Branco. No reverso, o valor facial e o logotipo do Banco Central.

A moeda vinha acondicionada em uma cartela, e é justamente a cartela o motivo dessa postagem. (Imagens da cartela retiradas do site http://www.moedasdobrasil.com.br/moedas/castelo.asp

 

 

 

 

Na hora da compra, é preciso observar:

1) A CARTELA: Deverá estar em perfeitas condições, sem pontos de “ferrugem de papel” (que, sabem bem os filatelistas, são fungos que decompõem a celulose do papel), sem rasgos. A folha interna de PVC onde a moeda fica inserida não deve estar amarelada.

2) A MOEDA: A mesma fica acondicionada em um pequeno bolso na folha de PVC, e geralmente é encontrada com a famosa gosma verde (ácido sulfúrico) proveniente da decomposição do PVC, que corrói lentamente a peça. Muitas das peças atualmente sofreram algum tipo de limpeza e é preciso observar, com uma boa lupa, à procura de “hairlines”, ou seja, pequenos arranhões e riscos que qualquer sinal de limpeza inevitavelmente deixa nas moedas.

É extremamente difícil de encontrar essa emissão antiga (ano 1975) em perfeitas condições.

Caso encontre: o ideal para armazenamento é retirar a moeda do bolsinho de PVC da cartela, inserindo-a em um coin holder adesivado ou cápsula acrílica. A cartela deve ser protegida dos elementos atmosféricos com um saquinho do tipo «Ziploc».

Em tempo: O conjunto deverá estar COMPLETO: Cartela e moeda. Emissões comemorativas que faltem algum dos elementos (p.ex., a cartela original, ou estojo original, o certificado de autenticidade, quando existente) devem sempre ser evitados, exceto se o valor for muito inferior ao do conjunto completo.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Como admirador de suas publicações, quero parabenizar mais uma vez pela isenção de suas palavras.
    Concordo plenamente contigo, e os vendedores irão me odiar, mas moeda comemorativa sem cartela/estojo /certificado, perde consideravelmente seu valor e ainda coloca em xeque sua autenticidade. Até porque nenhum colecionador em Sã
    Consciência destruiria essa parte do conjunto...
    Tenho um exemplar deste, em perfeitas condições conforme você descreve, e caso necessite de fotos, envio in box.
    Uma pena você se afastar da numismática, com certeza nós que perdemos, e não você.
    Forte abraço.
    Obrigado pelo seu trabalho.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a oferta. Envie as fotos e o valor para rubens.bulad@outlook.com
      Não me afastei da numismática, continuo colecionando, mas somente Ucrânia. Abraços!

      Excluir

Os comentários deste blog são publicados com moderação prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Há liberdade de expressão, no entanto reservo-me ao direito de não aprovar os comentários que não cumpram com o objetivo do blog (propagandas, spam, etc). Não será aceite comentário algum que não se faça acompanhar com o nome do comentador. ("Unknown" não é nome pessoal).

Reservo-me também o direito de proceder judicialmente ou de fornecer às autoridades informações que permitam a identificação de quem use as caixas de comentários para cometer ou incentivar atos considerados criminosos pela Lei, e isto inclui injúria, calúnia, difamação, apelo a violência, apologia ao crime ou quaisquer outros.